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Estamos atravessando uma crise no tráfego de emails causado, inicialmente pela UCE Protect, uma entidade que se diz com o propósito de deter o tráfego de email indevido na Internet. Existem várias instituições como essa no mundo todo. Basicamente, o que eles fazem é monitorar o tráfego de emails pela Internet e, através de ferramentas de análise, identificam quem são os potenciais emissores de spam. Quando identificam uma conduta ilegal desse tipo, listam o emitente em uma “lista negra”. É possível ver uma relação de todas essas instituições no site MX Toolbox, que é um agregador, ele mostra a sua reputação em todas as black lists mundiais.

Uma boa parte dos nossos serviços de email ficam hospedados na Hostgator Brasil, e essa empresa teve grande parte de seus servidores indevidamente listados na UCE Protect, dentre os quais, infelizmente, os que hospedam nossos serviços. No momento, a maior parte das empresas que hospedam conosco estão impedidas de enviar emails, inclusive a nossa própria empresa.

Trabalhando em conjunto com a Hostgator Brasil para encontrar uma solução e essa foi a última resposta que tivemos:

Olá, Luciano. Tudo bom?

A empresa UCEPROTECT inseriu uma boa parte da Internet em suas listas de bloqueio, isso tem prejudicado muitas empresas, incluindo alguns de nossos concorrentes. Analisando com mais detalhes podemos constatar que esta RBL age de forma mal intencionada e antiética, potencialmente de forma fraudulenta. Ranges de IPs inteiros são bloqueados por conta de poucos IPs que de fato enviam spams, há ocorrências recentes onde outros provedores também tiveram seus IPs bloqueados, com alegações de envio de spam, entretanto o IP sequer estava configurado para enviar emails.

A metodologia que eles utilizam para a liberação dos IPs é controversa, já que envolve uma cobrança em dinheiro para liberação imediata (quando a preocupação é apenas a de manter a Internet segura, não há cobranças e a HostGator não compactua com este tipo de ação). Basicamente eles operam como uma lista de inscrição/permissão. Já tivemos relatos de que ao realizar o pagamento o IP é instantaneamente retirado da lista de bloqueio, ou seja, magicamente todos os problemas que eles alegavam que o IP/domínio tinha desaparecem e que a partir do momento que você deixa de pagar, o IP é novamente adicionado na lista de bloqueio, sem qualquer tipo de critério.

Já existe uma movimentação global para que as empresas não utilizem a UCEPROTECT como parâmetro para a filtragem de seus e-mails.

Entretanto, apesar de estar listado nestas blacklists, elas acabam não interferindo no envio de e-mails, já que os envios são feitos por Gateways e não pelo mesmo IP da hospedagem.

Com isso, peço que realize uma nova tentativa de envio e responda a este ticket caso ocorra algum erro, nos trazendo prints, contas de e-mail que os testes foram enviados e ferramenta utilizada (webmail ou Outlook, por exemplo).

Dúvidas, fico à disposição. 

Guilherme G – HostGator

Pelas regras da UCE Protect, para ter seu nome retirado da lista negra, eles exigem pagamento de 450 Francos Suíços, que equivale hoje a algo em torno de R$ 3 mil. Caso não seja efetuado o pagamento eles dizem que removem automaticamente da lista após 7 dias. A recomendação da UCE Protect para casos como o nosso, em que fomos vitimados por estar em um servidor que foi comprometido, é que façamos a troca de servidores. Operação esta que além de nos custar dinheiro, é trabalhosa e demorada.

No momento, estamos no aguardo de novo posicionamento da Hostgator e, em paralelo, procurando outra empresa de hospedagem para migrar nossos serviços, lembrando que esse seria um último caso. Então nossa posição para o momento hoje, dia 14 de agosto, é passaremos o dia decidindo para qual empresa migrar e, caso a Hostgator não consiga resolver o problema, faremos essa migração amanhã.

Assim que houver novidades, atualizo esta postagem.

Última Atualização:

A Hostgator conseguiu solucionar o problema por volta das 10h do mesmo dia.

Categorias: Informativo

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