Facebok Pixel

Número exclusivo para utilização na rede do WhatsApp não sendo necessário a vinculação do mesmo a um aparelho telefônico. Pelo fato de estar conectado à rede do WhatsApp possui alta performance e alta disponibilidade. O plano ideal para grandes centrais de atendimento. Possibilidade de obtenção do selo OBA (Official Business Account) caso aprovado pelo Facebook.

Nós estamos credenciados pelo Facebook para realizar todo o processo de aquisição e habilitação do seu número telefônico especial para a utilização deste serviço.

A utilização deste serviço é regida pelas regras do Facebook que, dentre outras, não permite envio de material publicitário não solicitado, além de taxação por número de mensagens trafegadas.

Processo de Contratação

Esse é um serviço homologado pela Facebook, empresa dona do WhatsApp. A comunicação é feita diretamente pelos servidores expostos na Internet, o que dispensa a utilização do aplicativo em um telefone. Na verdade nem é possível utilizar um aplicativo quando o serviço é utilizado nesta modalidade. Por conta dos rígidos processos de segurança e garantia das normas impostas pela gigante do software o processo de contratação não é muito simples.

Por termos o status de ISV (Independent Software Vendor) e SI (System Integrator) nós fazemos todo o processo de contratação e ativação da sua conta WhatsApp junto ao Facebook.

Pré-Requisitos:

  1. É necessário que você tenha uma conta Facebook Business com o status de “verificada”. Caso não tenha nós providenciamos isso. Esse processo leva em média 15 dias para ser concluído e depende de avaliação interna do pessoal do Facebook.
  2. Uma vez que você possua sua conta Facebook Business verificada damos entrada na soliciação de um número para utilização de WhatsApp junto ao nosso integrador. Esse procedimento leva em média 15 dias. É possível migrar o seu número atual porém esse processo precisa ser avaliado junto à sua operadora e ao nosso integrador para avaliar a viabilidade e cronograma.
  3. Com a conta Facebook Business verificada e o número habilitado junto ao nosso integrador. Liberamos o acesso do integrador dentro da plataforma Facebook Business.
  4. Estando tudo aprovado, enviamos os dados do seu perfil de WhatsApp, contendo nome da sua empresa, logo e demais informações que deverão aparecer no perfil do seu WhatsApp Business. E então precisamos aguardar nova aprovação do Facebook.
  5. Pelas regras do Facebook, uma conta WhatsApp Business não pode iniciar uma conversa livre, apenas templates ou mensagens-padrão, que serão explicadas em próximo tópico. Enfim, depois que sua conta WhatsApp Business for aprovada nós vamos dar entrada no processo de aprovação das suas mensagens-padrão (templates). A resposta de aprovação das mensagens leva em média dois dias. Os templates pode ser submetidos em múltiplos idiomas, contando apenas como uma aprovação.
  6. Após realizar todos os processos acima sua conta está pronta para ser utilizada junto à nossa plataforma de mensageria e controle de atendimentos Shiromail.

Mensagens-Padrão (Templates) e Sessões

O Facebook possui uma política severa para evitar a disseminação de mensagens indesejadas (spam). Por causa disso não é permitido que contas oficiais WhatsApp Business iniciem uma conversa livre. É necessário que a mensagem de início de sessão seja uma mensagem-padrão, conhecida como template. Depois que sua contraparte responde a mensagem-padrão seu sistema está liberado para conversar livremente, ou seja, a sessão só é iniciada depois que sua contraparte responde à mensagem template.

Uma sessão tem duração de 24h, sendo assim, depois que a sessão é iniciada seu sistema tem esse tempo para conversar livremente com sua contraparte. A cada vez que sua contraparte responde o contador de tempo da sessão é reiniciado, te dando assim mais 24h a partir daquele momento para conversar livremente.

Uma sessão também é iniciada caso a sua contraparte lhe envie uma mensagem. Nesse caso não há necessidade e utilização de templates.

Os templates precisam ser aprovados pelo Facebook. Isso é um procedimento realizado manualmente pelos agentes da empresa. Há agentes em todos os países por isso esses templates podem ser escritos na sua língua nativa.

Há um número limitado de 200 templates por conta WhatsApp Business, então recomendamos que, em caso de templates multi-idiomáticos, seja feito o envio para aprovação de todos os idiomas ao mesmo tempo. Dessa forma a mensagem vai constar como um único template.

Por se tratar de um processo com verificação manual, ele entra em uma fila de atendimento e normalmente leva 48h para se obter a resposta. Caso a mensagem não seja aprovada eles explicam a razão para que possa ser corrigida e enviada novamente para nova tentativa de aprovação.

Apesar de serem padronizadas estas mensagens podem ter personalizadas utilizando-se códigos especiais, por exemplo, a mensagem

“prezado amigo João, a Larsoft tem um recado para você. Responda ‘sim’ caso queira ver a mensagem”

pode ser aprovada como template, para tal ela deve ser enviada da seguinte forma:

“{1} {2}, a Larsoft tem um recado para você. Responda ‘sim’ caso queira ver a mensagem”.

Sendo que na hora do envio {1} será substituído por “prezado amigo” e {2} será substituído por “João”. Como já temos uma boa experiência com o processo de aprovação de mensagens nós lhe ajudamos a compor um texto com maior probabilidade de aceitação.

Selo OBA – Official Business Account

O Facebook libera para a empresas de grande relevância o selo OBA – Official Business Account, essa disntinção dá à sua conta alguns benefícios como:

  • A representação gráfica do selo ao lado do seu nome no perfil do WhatsApp, o que confere uma credibilidade diferenciada para que a sua contraparte entenda, à primeira vista, que se trata de uma conta oficial.
  • O nome da sua empresa no título do WhatsApp independente de seu número estar cadastrado ou não na agenda do telefone da sua contraparte.
  • Designação de emitente reconhecido. Dessa forma o botão “denunciar/bloquear” fica desabilitado no dispositivo da sua contraparte.
  • Links clicáveis. Normalmente os links só se tornam clicáveis caso o seu número de telefone esteja na agenda de sua contraparte. No caso de uma conta OBA todos os links são clicáveis.

O selo OBA é disponibilizado pela equipe do Facebook por critérios próprios deles, nós não temos qualquer gerência sobre esse processo. Normalmente eles disponibilizam o selo apenas para marcas reconhecidas internacionalmente. Estar verificado no Facebook e no Instagram não interferem nesse processo.

Uma vez que tenhamos habilitado sua conta para operar em nossa plataforma, eventualmente faremos a solicitação para o Facebook promover sua conta a OBA. Normalmente, após uma negação, eles pedem que nova solicitação seja feita com intervalo mínimo de três meses. Obter a certificação OBA não é fácil mas vamos trabalhar ao seu lado nesse sentido.

No exemplo em questão, ambos os contatos, tanto Samsung quanto Rappi, não estão na agenda de contatos do telefone. Observe que no caso da Rappi aparece o nome do contato, mesmo este não estando na agenda de acontatos, além do tíquete verde ao lado do nome. Já no caso da Samsung, além de não possuir tais características ainda existem os botões para bloquear o contato ou adicionar na agenda.

Até mesmo na listagem de mensagens a visualização fica bem mais agradável no caso de contatos que não estão na agenda do telefone.

Preço

A contratação do nosso plano Alfa está sujeita a uma série de fatores, lembrando que seu principal diferencial é a integração com bancos de dados da sua empresa os fatores que mais impactam no preço são:

  • Complexidade do desenvovimento do software que irá integrar a nossa plataforma aos seus bancos de dados.
  • Valor agregado ao nível de responsabilidade com a segurança que deve ser mantido. Para saber mais sobre nosso comprometimento com segurança acesse a seguinte página: Segurança – Larsoft Informágica.
  • O número de usuários simultâneos da plataforma.
  • A quantidade de mensagens trafegadas. Nessa modalidade nós pagamos ao integrador e ao Facebook um pequeno valor a cada mensagem enviada ou recebida. Mensagens template custam para nós três vezes o valor de uma mensagem normal, que chamamos mensagem sessão.
  • Demais detalhes técnicos como gerenciamento e armazenamento das mídias recebidas.

Caso o sistema seja implantado utilizando apenas a nossa plataforma Shiromail sem qualquer integração com seus sistemas internos com limite de até 20 usuários e 10 mil mensagens por mês, os valores são:

Configuração inicial e treinamento: R$ 5.000,00
Mensalidade: R$ 2.500,00

Caso exceda o limite de 10 mil mensagens por mês, deverá ser contratado um novo pacote de 10 mil mensagens ao valor de R$ 350,00 lembrando que mensagens template são computadas como 3 mensagens sessão.

Programação de novo script de atendimento limitado às integrações internas da plataforma Shiromai: R$ 500,00.

Scripts que demandam desenvolvimento de novos módulos para integração com seus bancos de dados serão orçados caso a caso.

Na configuração inicial está incluído todo o processo de habilitação do número e consolidação às regras do Facebook. Também está incluso a programação do seu primeiro script de atendimento.