Controle de Recebimento de Leite (CRL) feito pela usina de tratamento da CCPL em Colubandê, São Gonçalo – RJ.
Situação Encontrada: O fazendeiro manda para a usina um caminhão ou carreta supostamente carregado de leite e emite a Nota Fiscal com a quantidade que ele calculou em sua fazenda. O caminhão chega na usina e descarrega o conteúdo. Num tanque de 18.000 litros de leite, acontecem freqüentemente diferenças de medida de 2.000 a 4.000 litros, é claro, a favor do fazendeiro.
Fomos contratados para desenvolver um novo processo de descarga de leite, que pudesse ser contado com precisão e registrado eletronicamente sem a interferência humana. O sistema deveria ainda emitir o documento chamado CRL automaticamente, com base nos dados coletados.
Solução Desenvolvida: Através de nossa parceria com a Becape Automação Industrial, e seu responsável técnico Peterson Lima de Almeida, desenvolvemos processo de automação composto de um PLC e dispositivo opto-mecânico para contagem precisa do leite de modo que o sistema opere as bomba de descarregamento do caminhão sem interferência humana.
O operador informa ao programa que as mangueiras já estão todas conectadas, e que tudo está pronto para iniciar o processo, e o programa dá partida na bomba, mostra na tela o contador dos litros de leite passando, e, quando o contador parar, sinal de que o caminhão está descarregado, o programa desliga a bomba e registra aquele CRL, imprimindo-o automaticamente. O sistema faz controle minucioso, indicando até mesmo, para qual tanque foi o leite descarregado daquele caminhão, os níveis dos tanques e outros indicadores.
0 comentário